O Ano Laudato Si’, que terminará a 24 maio 2021, propõe «um compromisso público comum com a sustentabilidade total a ser alcançada em sete anos».
A iniciativa foi apresentada pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral que pretende um envolvimento muito abrangente das comunidades e instituições católicas. Com base numa Plataforma de Acção Laudato Si’, traça-se um percurso de sete anos de conversão ecológica, orientado para sete Objectivos Laudato Si’, que, por sua vez, têm vários marcos, cerca de duas dezenas no total.
Os sete objectivos, que vão ao encontro dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável definidos no quadro das Nações Unidas, são enunciados assim: (1) resposta ao clamor da terra; (2) resposta ao clamor dos pobres; (3) economia ecológica; (4) adopção de estilos de vida simples; (5) educação ecológica; (6) espiritualidade ecológica; (7) ênfase no envolvimento da comunidade e na acção participativa.
Também são sete as categorias de participantes convocados: famílias, dioceses, ordens religiosas, universidades, escolas, unidades de saúde, mundo empresarial, em especial, produtores agrícolas.
Mais informação aqui.