O anunciado encontro para um gesto comunitário convida a livrarmo-nos do que nos tolhe o passo, para levarmos por diante uma profunda conversão ecológica.
Na Quaresma, agir é também parar: parar em oração, para acolher a Palavra de Deus, e parar como o Samaritano em presença do irmão ferido. […] oração, esmola e jejum não são três exercícios independentes, mas um único movimento de abertura, de esvaziamento: lancemos fora os ídolos que nos tornam pesados, fora os apegos que nos aprisionam. Então o coração atrofiado e isolado despertará (v. mensagem do Papa para a Quaresma).
Alternando momentos de interiorizar e outros de partilha, inspirados nas leituras do III domingo da Quaresma (Ex 20, 1-17; Jo 2, 13-25), vamos rejeitar o que nos dificulta o caminho de conversão e comprometer-nos a transformar o que dependa de nós para uma ecologia integral.
Deixemo-nos interpelar :
- Deus educa o seu povo para que saia das suas escravidões.
- Perguntemo-nos: Desejo um mundo novo? E estou disposto a desligar-me dos compromissos com o velho?
Este encontro realiza-se no próximo domingo, dia 3 de março, na Igreja do Coração de Jesus, em Lisboa. Decorrerá a partir das 16h30 e, para quem o desejar, a missa paroquial da tarde é às 18h30.
Vamos encerrar esta peregrinação interior e comunitária no II domingo de Páscoa, a 7 de abril, num encontro presencial de partilha de testemunhos sobre o caminho percorrido. O local e o horário serão oportunamente comunicados