Cuidar da casa Comum

A Igreja ao serviço
da Ecologia Integral

O Verão parece hesitante

[subscriber:firstname | default:reader]
A poucos dias do começo “oficial” do Verão, que parece hesitante, aqui ficam uns atalhos para as últimas novidades do site da rede Cuidar da Casa Comum. Queixamo-nos do tempo incerto, mas preocupantes mesmo são as hesitações, adiamentos ou negações que fazem tardar as medidas que ainda poderão atenuar os efeitos do mal que estamos a fazer à nossa casa comum.
Por isso destacamos o discurso que o papa Francisco fez numa conferência que reflectia sobre “como viver a Laudato si’” – uma encíclica social, como frisou o Papa. Nos quatro anos que passaram desde a sua publicação houve, segundo Francisco, passos positivos, mas a mudança é insuficiente, perante a urgência da situação.
Também encontra notícias de iniciativas de alguns dos focos. E, de uma vigília de oração a celebrar o Pentecostes (e que teve de passar do jardim para dentro da igreja devido à chuva), estão disponíveis o guião e os cânticos.
Há mais notícias, ideias e factos e documentação como verá abaixo, além das diversíssimas entradas da página do Facebook – que vivamente recomendamos que visite.

«Laudato si’, uma encíclica social»

papa-francisco-Foto Mundo Português
O papa Francisco, no seu estilo incisivo, voltou a afirmar esta semana (8jun19) que há muito por fazer e que é urgente uma “mudança de rumo”. (Ler mais…)

Envendos – Portalegre – Campo Grande

Eis notícias recentes de alguns dos focos de conversão ecológica que prosseguem o seu caminho de descoberta e sensibilização para o cuidado da criação. (Ler mais...)
caminho do jardim com flores

Pegada ecológica no mundo e nos continentes

População Foto- Fábio Motta-AE estreita
É um problema “em crescimento”, diz o artigo de um especialista brasileiro em Demografia que reflecte sobre sustentabilidade no padrão de vida da população mundial e como não degradar as condições ambientais. (Ler mais…)

Quatro anos após a Laudato si’

A rede Cuidar da Casa Comum esteve representada por Rita Veiga no programa A Fé dos Homens, numa conversa a propósito dos quatro anos da Laudato si’. (Ler mais…)
Ecclesia 3jun19

Agricultura familiar, sustentabilidade e ecologia integral

Foto Iakov Filimonov
O Papa enviou uma mensagem à FAO a propósito da década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar, iniciativa que visa atingir Fome Zero em 2030. (Ler mais…)

Não deixar ir além de 1,5º C – imperativo moral e religioso

Suster o aquecimento global em 1,5º C é também um imperativo moral e religioso, não apenas físico, diz o cardeal Peter Turkson. (Ler mais…)
Crianças da Amazónia

Portugal já está a consumir recursos do próximo ano

A pegada ecológica dos portugueses é insustentável e o mais preocupante é que “dívida ambiental” portuguesa tem vindo a aumentar, diz a Zero. (Ler mais…)
pegada 1

Há que usar as palavras «emergência ambiental»

«Não temos planeta que chegue» – Miguel Bastos Araújo, em entrevista, diz que a realidade é de emergência ambiental e temos de ser proactivos. (Ler mais…)
emergência
LogoCCC_peq
MailPoet