Cuidar da casa Comum

A Igreja ao serviço
da Ecologia Integral

Foi há quatro anos

[subscriber:firstname | default:reader]
Na sexta-feira, 24 de Maio, completam-se quatro anos da Encíclica Laudato si’. Numa carta recente, a propósito do evento intitulado “Economia de Francisco”, que se vai realizar em Março de 2020, o Papa escreveu que é preciso «corrigir os modelos de crescimento» e concretizar «um modelo económico novo, fruto de uma cultura de comunhão, baseado na fraternidade e na equidade».
É também a 24 de Maio que, em mais de 100 países, os estudantes vão voltar às ruas numa nova greve pelo clima. O jornalista George Montbiot chamou-lhe, no The Guardian, “greve mundial pelo futuro”, afirmando que «a crise ambiental tem revelado é que o crescimento sem limites é a maior ameaça ao nosso bem-estar».
Nesta altura, destacamos especialmente duas das novidades que apresentamos abaixo.
Por ocasião da celebração do Pentecostes, no dia 6 de Junho, vamos realizar uma caminhada orante, para a qual deixamos aqui o convite a todos. Será no jardim do Seminário da Luz, em Lisboa, pelas 21h00. Passe palavra, venha participar, contamos consigo.
Ao longo deste ano, em colaboração com a rede Cuidar da Casa Comum, a revista Mensageiro de Santo António tem vindo a publicar uma série de artigos sobre a Laudato Si’ e a ecologia integral. Os artigos também podem ser lidos no nosso site.
E não se esqueça de passar pela página do Facebook onde encontra muitos outros conteúdos de interesse.

Nova Greve pelo Clima

No dia 24 de Maio, em mais de 100 países, os estudantes voltam à rua numa nova greve pelo clima. O jornalista George Montbiot chamou-lhe, no The Guardian, “greve mundial pelo futuro”. (Ler mais…)
Greve climática (Zagreb)

Pentecostes – Caminhada orante

Um tempo de oração para celebrar o Pentecostes é o convite que fazemos a tod@s @s que quiserem participar. Será no dia 6 Junho 2019, pelas 21h00, no Seminário da Luz. (Ler mais…)
caminho do jardim com flores

Agricultura “verde” para quem?

plantação de soja
A Europa pretende ter uma agricultura verde e sustentável, mas isso não chega. Pode afinal estar a causar efeitos perversos além-fronteiras, recaindo sérias responsabilidades sobre a UE. (Ler mais…)

Cuidar da Casa Comum no Mensageiro de Santo António

A revista Mensageiro de Santo António tem vindo a publicar, ao longo de 2019, uma série de artigos sobre Cuidar da Casa Comum, segundo diversas abordagens. (Ler mais…)
colmeia

Paulo VI, sobre o meio ambiente, há 48 anos

pensando diante da água
É de 14 de Maio de 1971 a Carta Apostólica Octogesima Adveniens do papa Paulo VI, que já então alertava para os danos infligidos pelo homem ao meio ambiente. (Ler mais…)

Biodiversidade seriamente ameaçada

biodiversidade - flores
Há um milhão de espécies ameaçadas, o que trará um declínio da Natureza se os modelos de produção e consumo não se alterarem com brevidade, explica relatório da ONU. (Ler mais…)

Promover a sustentabilidade ecológica no dia-a-dia

árvore de fruto
O programa 70×7 de 28 de Abril apresentou três casos de pessoas que integraram na sua vida o cuidado da casa comum, o que se reflecte nas suas opções do dia-a-dia. (Ler mais…)

Um Dia da Terra em que se ouviram múltiplos alertas

Este ano o lema foi “Protejamos as nossas espécies”. Assistimos hoje à maior taxa de extinção de espécies desde que se extinguiram os dinossauros há mais de 60 milhões de anos. (Ler mais…)
Corais e tartaruga
MailPoet