Cuidar da casa Comum

A Igreja ao serviço
da Ecologia Integral

O Espírito é, antes de mais, Aquele que muda a nossa vida.

reader
Para a Semana Laudato Si 2024, que teve início ontem, 19 de maio (este ano, Domingo de Pentecostes), foi-nos proposto o tema sementes de esperança. Dá que pensar, sem dúvida… Como hão-de germinar e crescer motivos de esperança, que contrariem os discursos derrotados que ressoam por aí, ou nós próprios verbalizamos? «O Espírito é, antes de mais, Aquele que muda a nossa vida», foram palavras do Papa numa homilia no sábado passado. Acreditamos nisto? Desejamos e somos permeáveis à sua acção?
Vêm a propósito umas considerações de José Reis, professor de Economia em Coimbra, sobre o que importava fazer a seguir à pandemia: reconhecia-se então a centralidade da esfera pública e a «afirmação da solidariedade como qualidade persistente, que regressa a nós antes de a pedirmos». E concluía: «Faz parte de tudo isso a esperança de sermos felizes num mundo diferente, a obstinação de querermos revigorar a sociedade e reconquistar o direito a deliberarmos sobre nós, a fazermos escolhas. E a ter um princípio que nos conduza. Acho que esse princípio deve ser o do cuidado.» (Cuidar de Portugal, L. Almedina, 2020).
A REDE preparou diversas propostas para esta semana, em parceria com o grupo Cuidar da Casa Comum em Santa Isabel e com o Corpo Nacional de Escutas, além de se juntar ao focus ecológico de Marvila para um dia 25 bem preenchido. Todo o programa está explicado no site e o facebook e o instagram terão todos os dias novidades desafiantes.
Vamos fazer germinar a esperança!

Saudações fraternas
Rita Veiga

Um programa a apelar à mudança

Propostas da REDE, em parceria com o Grupo de Santa Isabel e o Corpo Nacional de Escutas; e com o Focus Ecológico de Marvila, no sábado, dia 25.



Ler mais.

Uma semana de celebração

A Semana Laudato Si decorre este ano entre os dias 19 e 26 de Maio e tem como tema “Sementes de Esperança”, uma proposta de reflexão em tempos ensombrecidos.
.

Ler mais.

Um encontro de envio

Depois de partilharmos como vivemos a Quaresma, ficou o desejo de estreitar laços e procurarmos juntos como contribuir para melhorar o território que habitamos.

Ler mais.

LogoCCC_peq
Email Marketing Powered by MailPoet