Cuidar da casa Comum

A Igreja ao serviço
da Ecologia Integral

[…] uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem social, que deve integrar a justiça nos debates sobre o meio ambiente, para ouvir tanto o clamor da terra como o clamor dos pobres. (LS 49)

[subscriber:firstname | default:reader]
Começo por destacar três iniciativas, para que não as perca, pois vão decorrer nos próximos dias:
É urgente uma cidadania ecológica, 22 de Setembro, 21h00, no zoom;
“O Clamor da Terra e o clamor dos pobres”, 26 de Setembro, 18h00, no zoom;
Oração ecuménica, 30 de Setembro, 21h30, no Facebook e no Youtube (em breve disponibilizaremos as ligações respectivas)
Num abrir e fechar de olhos, já passámos do meio do Tempo da Criação. Ao longo de 2020, o Papa tem vindo a destacar as preocupações sociais, porque aos problemas derivados das alterações climáticas acresceram as dificuldades resultantes da pandemia, e não só. Na sua mensagem no 1.º de Setembro, Francisco fez cinco recomendações – recordar, regressar, repousar, restaurar e rejubilar – relacionadas com a noção de Jubileu da Terra, tema deste Tempo da Criação.
Neste Ano Laudato Si’ propõe-se que todos nos sintamos envolvidos em procurar alcançar um compromisso sério com a sustentabilidade e a ecologia integral em toda a sua abrangência. Estão definidos sete Objectivos Laudato Si’ que constituem um roteiro completo para um empenhamento efectivo na mudança que poderá salvar o ecossistema da Terra. Somos chamados a agir responsavelmente, sem perder mais tempo, com generosidade e sentido comunitário, pois fazemos parte da grande família humana a quem foi oferecida a criação. Façamos por merecê-la.
Seguem-se os destaques, em que se incluem várias sugestões de leitura. E, se tiver ocasião, vá passando pelo facebook, onde há muito mais para descobrir.
Cordialmente
Rita Veiga

Conversas sobre caminhos da ecologia integral

parque eólico
São propostas diversas, que consideram diferentes ângulos de um tema abrangente. Reflectindo e dialogando, todos vamos fazendo caminho e mais nos envolvemos.
Ler mais.


Leituras recomendadas

pilha de revistas
Aqui fica a sugestão de mais alguns artigos da autoria de diferentes membros da Rede. Boa leitura!
Ler mais.

Hoje, não amanhã, temos de cuidar da Criação

O vídeo do Papa para o mês de Setembro apela ao respeito pelos recursos do planeta. Estes vídeos são divulgados pela Rede Mundial de Oração do Papa.
Ler mais.

Do vídeo do Papa

Mensagem do Papa no 1.º de Setembro 2020

No Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação o Papa convida a repensarmos a nossa maneira de habitar a Terra e de conviver com os outros, com quem a partilhamos.
Ler mais.

borboleta azul

Tempo da Criação 2020

Para Tempo da Criação 2020
De 1 de Setembro a 4 de Outubro, decorre o Tempo da Criação. Arranca com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.
Ler mais.

Tempo da Criação no Ano Laudato Si’

Neste Ano Laudato Si’ fomos interpelados para imprimir uma dinâmica especial ao Tempo da Criação – de 1 de setembro a 4 de outubro.
Ler mais.

focas, mãe e cria

Ano Laudato Si’

malmequeres
O Ano Laudato Si’, que terminará a 24 maio 2021, propõe «um compromisso público comum com a sustentabilidade total a ser alcançada em sete anos».
Ler mais.


Os textos da tertúlia da Semana Laudato Si’

Finalmente estão reunidos os textos relativos às intervenções dos três oradores da tertúlia realizada através do zoom em 19 de Maio, decorria a Semana Laudato Si’.
Ler mais.
Teresa Bartolomei

Cuidar da Casa Comum no Youtube

logotipo do Youtube
A rede Cuidar da Casa Comum está no Youtube. Pode rever a tertúlia e a vigília ecuménica, realizadas na Semana Laudato Si’, em Maio 2020.
Ler mais.

Laudato Si’ – Ver, julgar, agir, celebrar

criança séria
Uma leitura da encíclica, guiada por Maria de Lourdes Paixão, membro da Rede e dos Amigos de Teilhard de Chardin, seguindo o método de “ver, julgar, agir e celebrar”.
Ler mais.
LogoCCC_peq
MailPoet