Cuidar da casa Comum

A Igreja ao serviço
da Ecologia Integral

[…] é oportuno concentrar-se «especialmente sobre as necessidades dos pobres, fracos e vulneráveis, num debate muitas vezes dominado pelos interesses mais poderosos». É preciso revigorar a consciência de que somos uma única família humana. Não há fronteiras nem barreiras políticas ou sociais que permitam isolar-nos e, por isso mesmo, também não há espaço para a globalização da indiferença. (LS 52)

[subscriber:firstname | default:reader]
Comemoraram-se recentemente o Dia Mundial do Ambiente (5 junho) e o Dia Mundial dos Oceanos (8 junho). Repetiram-se os alertas para não se deixar passar esta oportunidade única de mudar comportamentos irresponsáveis e corrigir a relação com a Terra.
Um dos temas que tem estado sempre presente e que importa que continue a ressaltar é como vamos retomar as nossas vidas. O que está em causa deve constituir, para muitos de nós, o maior desafio que alguma vez enfrentámos: há que traçar caminhos outros, pois já se percebeu que não é admissível voltar ao mesmo, com a agravante de que se vislumbra a dimensão quase esmagadora da crise económica que nos bate à porta, e também é global. O mundo, toda a família humana, tem de se predispor a “fazer reiniciar”, quer dizer, corrigir enviesamentos, actualizar estratégias e melhorar desempenhos.
Nos novos caminhos, algumas das lajes que darão solidez e estabilidade ao pavimento devem ser de fraternidade, de altruísmo, de solidariedade, de confiança e perseverança, sem esquecer a gratidão pelo dom da criação e o zelo na sua preservação duradoura. A isso nos conduz uma ecologia espiritual que é próxima do “bem viver”.
Para além dos destaques que se seguem, pode ler mais um artigo da colaboração com o Mensageiro. A vigília ecuménica já está no Youtube. E o Facebook dá-lhe ainda mais notícias.

Tolentino Mendonça no 10 de Junho

Tolentino Mendonca 10 junho 20
Num discurso em que nos convida a embarcar na viagem que é Portugal, Tolentino Mendonça exortou-nos a ser «cuidadores sensatos, praticando uma ética da criação».
Ler mais.

Foto: Arlindo HomemAE

8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos

A vida na Terra depende enormemente dos mares e oceanos, mas não há plena consciência disso. Já não nos resta muita margem de tempo para restaurar a sustentabilidade.
Ler mais.

Dia mundial dos Oceanos

Fórum Económico Mundial e FMI preocupados

O Fórum Económico Mundial e o Fundo Monetário Internacional manifestam apreensão perante a situação que a pandemia vai deixar. Tanto um como o outro recomendam mais ecologia e justiça social.
Ler mais.

botão para reiniciar o mundo

Reflexões do Papa e outras

O papa Francisco escreveu uma carta sucinta e apelativa. Juntámos-lhe uns artigos que reflectem sobre o que pode acontecer e o que se deve ou não fazer.
Ler mais.

Papa a escrever uma carta

Pronunciam-se os ambientalistas

libelinha
Soaram múltiplos alertas e recomendações, pedindo, aos responsáveis, medidas eficazes a começar pela prevenção e, a todos, o maior zelo pelo património natural.
Ler mais.

Papa Francisco fala dos oceanos

Vídeo.
Ver.

Do vídeo do Papa (RMOP)

António Guterres: Dia Mundial dos Oceanos

Oceano
Vídeo.
Ver.

Dia Mundial do Ambiente

5 de Junho é Dia mundial do Ambiente e, em 2020, o tema escolhido é a biodiversidade, com o lema “Tempo para a Natureza”.
Ler mais.
Ambiente

Um manifesto radical sobre o trabalho

trabalho
Escrito por três professoras, recebeu o apoio de milhares de académicos, de 650 universidades. Não se fica indiferente. Terá a virtude de gerar debate, numa matéria tão decisiva.
Ler mais.

Cinco crises a enfrentar em conjunto

Nuvens rasgadas pela luz
Filipe Duarte Santos mostra que temos de lidar agora com cinco crises que estão inter-relacionadas e apela à cooperação entre todos os países.
Ler mais.

Cuidemos do nosso futuro comum

A assinalar os cinco anos da Laudato Si’, em plena crise da covid-19, o irmão Alois, de Taizé, propõe que pensemos o futuro que desejamos.
Ler mais.
pomba de Taizé

Voltar à “normalidade”?!…

que mundo queremos
Esta pergunta mais uma proposta de reflexão foi o título da terceira intervenção do painel da tertúlia on line promovida pela rede Cuidar da Casa Comum na Semana Laudato Si'.
Ler mais.
LogoCCC_peq
MailPoet