Cuidar da casa Comum

A Igreja ao serviço
da Ecologia Integral

Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer? […] referimo-nos sobretudo à sua orientação geral, ao seu sentido, aos seus valores. Se não pulsa nelas esta pergunta de fundo, não creio que as nossas preocupações ecológicas possam alcançar efeitos importantes (LS 160).



[subscriber:firstname | default:reader]
Ao mesmo tempo que o mundo vai retomando a sua actividade, são temas recorrentes de reflexão e de conversas a mudança que se impôs no nosso quotidiano e como vai ser a partir daqui. O cuidado da casa comum adquiriu uma relevância incontornável e a ecologia integral proposta pela Laudato Si’ é a inspiração para discernir o futuro que queremos construir, fazendo deste ano o ponto de viragem.
Na Semana Laudato Si’, que assinalou o 5.º aniversário da encíclica, aceitando o convite do Papa, a rede Cuidar da Casa Comum, além de animar o site com vídeos e testemunhos, promoveu uma tertúlia e uma vigília ecuménica on line. Estas duas iniciativas, devido a questões técnicas, só dentro de dias estarão disponíveis no Facebook e no Youtube (e será informado no site). À Semana sucede o Ano Especial dedicado à Laudato Si’, no dia em que se rezou uma oração comum por um mundo mais fraterno e sustentável.
No Mensageiro do Coração de Jesus, sai a cada mês mais um artigo de um(a) autor(a) da rede CCC. E saiba muito mais do que vai pelo mundo na nossa página do Facebook.
Acompanhe-nos a Cuidar da Casa Comum.

Vídeos da Semana Laudato Si’

Vídeo de Luísa Schmidt
Uma colectânea de depoimentos a propósito da Semana Laudato Si’.
Ler mais.

Sing for the climate: We need to wake up

Este evento foi difundido com vista a pressionar a conferência do clima na capital francesa, em Dezembro de 2015, de onde saiu o Acordo de Paris.
Ler mais.

Sing for the climate

Oração para o quinto aniversário da Laudato Si’

Oração comum - 5 anos LS
A Semana Laudato Si’ 2020 convida todos para uma oração mundial no dia em que faz cinco anos a Laudato Si’. Será às 12h00 locais de cada participante.
Ler mais.

Semana Laudato Si’ dá lugar a Ano Laudato Si’

Nascer do sol
Termina a 24 de Maio a Semana Laudato Si’ – no dia do 5.º aniversário da encíclica, que é o primeiro do Ano Laudato Si’, inaugurado por uma oração “mundial”.
Ler mais.

Para ler ou escutar, com algum vagar

Apresentamos alguns textos para alimentar a reflexão que estes tempos exigem de todos nós. Uns estão em letra de forma, outros são-nos lidos em pequenos vídeos.
Ler mais.

Muito para ler

Semana Laudato Si’: tertúlia e vigília ecuménica, e não só

Montanhas e lago
Nesta Semana Laudato Si’, destacaram-se a tertúlia, sobre a situação da pandemia, e a vigília ecuménica de oração, realizadas na esfera digital. E não foi tudo.
Ler mais.

«Está tudo interligado»

Para “fintar” o distanciamento físico, publicamos aqui, esta semana, os vídeos e uns pequenos textos, como uma amena conversa em momento de convívio.
Ler mais.
Interligado

O mundo unido em oração

Oração mundial
14 de maio de 2020 – um dia de oração, jejum e obras de caridade, pedindo pelo fim da pandemia e para que o mundo se torne mais humano e fraterno.
Ler mais.

O Futuro que queremos

Cartas
Jovens portugueses escreveram ao país apresentando a sua visão de um futuro sustentável e resiliente. A carta pode ser subscrita ou apoiada.
Ler mais.

Distanciamento social, não, por favor…

Esta expressão, comummente adoptada de início, felizmente gerou reacções. Sim, é preciso distanciamento físico… a par de proximidade social e solidariedade.
Ler mais.
Distanciamento social, não

Drawing Laudato Si’

Drawing Laudato Si
Esta iniciativa decorre durante todo o mês de Maio, para assinalar, através de expressões artísticas, o 5.º aniversário da carta encíclica Laudato Si’.
Ler mais.
LogoCCC_peq
MailPoet