Cuidar da casa Comum

A Igreja ao serviço
da Ecologia Integral

Setembro é celebrado por muitos cristãos como o Tempo da Criação, uma oportunidade de orar e cuidar da criação de Deus. Enquanto os líderes mundiais se preparam para se encontrar em Glasgow, em novembro, para deliberar sobre o futuro do nosso planeta, oramos por eles e reflectimos sobre quais as escolhas todos nós temos de fazer. Portanto, como líderes das nossas Igrejas, exortamos todos, seja qual for a sua fé ou cosmovisão, a tentar ouvir o clamor da terra e dos pobres, examinando o seu próprio comportamento e comprometendo-se a fazer sacrifícios significativos pelo bem da terra que Deus nos deu.

(Da mensagem conjunta do patriarca ecuménico Bartolomeu, do papa Francisco e do arcebispo de Cantuária, Justin Welby, de 01 setembro 2021)




[subscriber:firstname | default:reader]
Este ano, estes chefes de três Igrejas cristãs decidiram dirigir-se em uníssono a todos os cristãos e aos crentes em geral, e também aos não crentes, decerto porque as condições do Planeta estão a agravar-se preocupantemente e está a esgotar-se o tempo de tomar medidas que atenuem os desequilíbrios que temos provocado. Exortam-nos a abrir o coração e a saber escutar, assumindo um compromisso pessoal e comunitário de corrigir comportamentos prejudiciais e defender esforçadamente o bem da nossa casa comum.
A mensagem para o Tempo da Criação de 2021 é severa na apreciação que faz da depredação irresponsável, mas dá lugar à esperança, propondo uma clara mudança de rota, no sentido do bem comum. Dependendo de escolhas que temos de fazer agora, há um caminho pavimentado com laços de solidariedade, como numa família, com sentido de partilha, com justiça e misericórdia, e ao longo do qual os mais frágeis são os que recebem mais atenção.
No site encontra recursos diversos para que estas semanas, até 4 de Outubro, sejam um tempo fecundo de aprofundamento espiritual, de conversão pessoal e com outros, de compromisso por um mundo mais sustentável e «uma sociedade mais justa e gratificante».
Esperamos que nos vá acompanhando e não se esqueça de que a nossa página do Facebook tem sempre outras propostas. Cada um(a) de nós por si, e mais ainda em conjunto, podemos fazer a diferença!
R.V.

Tempo da Criação 2021

Tempo da Criação 2021
Tem este ano como tema “Uma Casa para Todos? Renovando o Oikos de Deus” e propõe que nos inspiremos na imagem da tenda de Abraão, redescobrindo o sentido profundo da hospitalidade.
Ler mais.


Um planeta sustentável para todas as criaturas

Nos 34 dias do Tempo da Criação, a entrada do site apresenta uma nova imagem a cada dia, uma fotografia acompanhada de uma citação da Laudato Si’ ou da Fratelli Tutti, desenvolvendo a proposta “Vamos então desenvolver um planeta sustentável para todas as criaturas”.
Ver mais.
Foto: Miguel Veiga
Capa - diap. 1

Para dar mais vida ao Tempo da Criação

Cartolinas coloridas
Ao longo do Tempo da Criação, a REDE irá disponibilizando contributos diversos para ajudar a aprofundar e estimular «projectos de melhoria ambiental e social», como diz o Papa.
Ler mais.

Foto: Alexander Stein-Pixabay

Mensagem conjunta – e inequívoca

Anunciada pelo Papa a 1 de setembro, saiu uns dias depois a mensagem conjunta do patriarca ecuménico Bartolomeu, do papa Francisco e do arcebispo de Cantuária, Justin Welby.
Ler mais.

Free-Photos-Pixabay
mensagem

Umas leituras que nos interpelam

leituras set.21
Propomos alguns textos que ajudam a centrarmo-nos no Tempo da Criação. Transcrevemos apenas uns excertos para aguçar a curiosidade.
Ler mais.



Kranich17-Pixabay
LogoCCC_peq
MailPoet