Cuidar da casa Comum

A Igreja ao serviço
da Ecologia Integral

[…] a Plataforma de Acção Laudato Si’, um percurso de sete anos em que se empenharão as nossas comunidades de formas diferentes, para que se tornem totalmente sustentáveis, no espírito da ecologia integral. Por isso, gostaria de convidar todos a fazerem juntos este caminho. Dirijo-me em particular a estas sete realidades: famílias; paróquias e dioceses; escolas e universidades; hospitais; empresas e explorações agrícolas; organizações, grupos e movimentos; institutos religiosos. […] Num caminho que durará sete anos, deixar-nos-emos guiar pelos sete Objectivos Laudato Si’, que nos apontarão a direcção à medida que perseguimos a visão da ecologia integral: a resposta ao grito da Terra, a resposta ao clamor dos pobres, a economia ecológica, a adopção de um estilo de vida simples, a educação ecológica, a espiritualidade ecológica e o compromisso comunitário.

[Excerto da mensagem do Papa de apresentação da Plataforma Laudato Si’, Maio 2021]



[subscriber:firstname | default:reader]
Começamos por destacar uma grande notícia, que data de meados de Junho: referimo-nos à assinatura do Memorando de Entendimento em que assenta o projecto conjunto de cinco parceiros de diferentes Igrejas cristãs, o Eco-Igrejas Portugal. O objectivo é incentivar mudanças que ponham em prática a ecologia integral, através da ecocertificação das comunidades cristãs.
Mas a epígrafe transcrita acima respeita a outra iniciativa, promovida pelo Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral. A Plataforma Laudato Si’ abre horizontes prometedores para os próximos sete anos. Para tanto, o papa Francisco convidou todas as pessoas de boa vontade a empenharem-se em concretizar os Objectivos Laudato Si’; e dirigiu-se em particular a certas «realidades» ou círculos que as pessoas habitam ou onde se movem, para que colaborem, «cada um com a sua cultura e experiência, cada um com as suas iniciativas e capacidades, para que a nossa mãe Terra recupere a sua beleza original e a criação volte a brilhar segundo o desígnio de Deus».
Como de costume, encontra abaixo os conteúdos que entraram no site desde a última newsletter. E tem muito mais que decerto lhe interessa na página do Facebook.
Saudações fraternas
Rita Veiga

Mais algumas boas práticas

Se os bons exemplos se tornarem contagiosos, quem dera que provoquem uma epidemia.
Ler mais.




Foto: GerdAltmann
well done

Seguimos juntos

Foi assinado o Memorando de Entendimento, na celebração do 50.º aniversário do Copic. Será a base para promover a ecocertificação das comunidades cristãs.
Ler mais.



Foto: InspiredImages-Pixabay
canoístas

“Eco-Igrejas Portugal” junta Igrejas e comunidades cristãs

Eco-Igrejas Portugal
Eco-Igrejas Portugal: um memorando de entendimento, um programa conjunto assumido pelas Igrejas e comunidades cristãs
Ler mais.

António Guterres no Dia Mundial do Meio Ambiente

Vídeo

5 junho, Dia Mundial do Ambiente

Meio ambiente-Alain-Audet-Pixabay
Este o ano o Dia Mundial do Ambiente, que tem como tema “Restauro dos Ecossistemas”, inaugura a Década das Nações Unidas do Restauro de Ecossistemas.
Ler mais.



Alain-Audet-Pixabay

Comunicando

Nas últimas semanas, a REDE, através de alguns membros e graças à Agência Ecclesia, foi partilhando ideias e exemplos inspirados na Laudato Si’ – e ainda se podem rever.
Ler mais.





JA em entrevista à Ecclesia

Papa Francisco propõe a Plataforma Laudato Si’

Vídeo

Hoje tenho o prazer de anunciar que o Ano Laudato Si’ levará a um projecto de acção concreta, a Plataforma de Acção Laudato Si’, um percurso de sete anos em que se empenharão as nossas comunidades de formas diferentes…

Ler mais.

Mais Semana Laudato Si’

Semana LS logo peq.
A REDE propõe um zoom para falar de boas práticas, que sejam estímulo para outros; e há um dia extra nesta semana que tem mobilizado e ligado gente que cuida da criação.
Ler mais.

Da Ascensão ao Pentecostes e a Semana Laudato Si’

Nestes dez dias, propomos diferentes momentos ecuménicos de oração e uma palestra sobre Dante Alighieri, que falava do «amor que move o sol e as outras estrelas».
Ler mais.


Foto: marcinjozwiak-Pixabay

Que mundo queremos deixar?

Papa Francisco convida para a Semana Laudato Si’ 2021

Vídeo

Que as finanças sejam instrumentos de serviço

Vídeo

As coisas podem mudar ‒ Semana Laudato Si’

Está a chegar esta semana especial, 16-24 de Maio, que encerra o Ano Laudato Si’, com o tema «Sabemos que as coisas podem mudar». E há um concurso de fotografia, aberto até ao dia 15.
Ler mais.

Foto: Esther Merbt-Pixabay
As coisas podem mudar

Doze temas para “Cuidar o Futuro”

Alto da Praia - Fund. Cuidar o Futuro
O Movimento Graal partilha generosamente um texto que propõe à reflexão 12 tópicos muito actuais, com base num relatório coordenado por Maria de Lourdes Pintasilgo.
Ler mais.


Alto da Praia – Fundação Cuidar o Futuro

Papa Francisco ‒ Dia da Terra 2021

Vídeo

Dia da Terra

Terra-Steven-Goddard
22 de Abril, Dia Mundial da Terra. Uma data que não pode gastar-se com retórica inconsequente e meros gestos “simbólicos”. Lembremo-nos que «também somos terra»!
Ler mais.


Foto: Steven-Goddard

Guterres no Dia Mundial da Terra

Vídeo

Direitos fundamentais – Abril 2021

Vídeo

Rezemos por aqueles que arriscam suas vidas lutando pelos direitos fundamentais em ditaduras, regimes autoritários e inclusive em democracias em crise, para que seu sacrifício e trabalho dêem frutos abundantes.

Ler mais.

LogoCCC_peq
MailPoet