Cuidar da casa Comum

A Igreja ao serviço
da Ecologia Integral

Muitas coisas devem reajustar o próprio rumo, mas antes de tudo é a humanidade que precisa de mudar. Falta a consciência duma origem comum, duma recíproca pertença e dum futuro partilhado por todos. Esta consciência basilar permitiria o desenvolvimento de novas convicções, atitudes e estilos de vida. Surge, assim, um grande desafio cultural, espiritual e educativo que implicará longos processos de regeneração. (LS 202)

[subscriber:firstname | default:reader]
Este ano começou com o pior mês da pandemia e, em fevereiro, chorámos a partida da irmã Maria João Neves, que nos deixou profunda saudade. Voltámos a um confinamento mais rigoroso para nos protegermos uns aos outros, mas com o inevitável agravamento da crise económica e social, que afecta cada vez mais pessoas. O mundo está a passar um mau bocado e há que não esquecer que nos cabe cuidar dele e de «todos os seres desta terra». Isto requer determinação e persistência, para conseguirmos, em conjunto, encontrar os caminhos que nos conduzam àquele «futuro partilhado por todos». A REDE Cuidar da Casa Comum quer estar entre os que promovem a resposta a este «grande desafio».
Em Janeiro, decorreu a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18 a 25 janeiro) e recolhemos em vídeo alguns testemunhos. O Dia da Fraternidade Humana (4 fevereiro) também ficou assinalado em vídeo. Durante o período da Quaresma, em que fomos sendo desinquietados pelo Movimento Católico Global pelo Clima, destacámos ainda o Dia da Mulher (8 março) e o Dia da Árvore, a inaugurar a primavera. E, já a chegar à Páscoa, escutámos o apelo do Papa a lembrar que os direitos fundamentais são universais. A par destes, encontrará mais destaques na página do Facebook.
Para rematar, um excerto da Oração cristã com a criação, da Laudato Si':

Deus de amor, / mostra-nos o nosso lugar neste mundo / como instrumentos do teu carinho / por todos os seres desta terra, / porque nem um deles sequer é esquecido por Ti. / Ilumina os donos do poder e do dinheiro / para que não caiam no pecado da indiferença, / amem o bem comum, promovam os fracos, / e cuidem deste mundo que habitamos.

Saudações fraternas
Rita Veiga

Páscoa 2021

Árvore florida
A Páscoa é um tempo de discernimento.
É um tempo para treinar os sentidos.
Com a Páscoa sentimos o perfume da vida.
Cardeal Tolentino Mendonça

Ler mais.

Foto: Miroslav Kaclík

Direitos fundamentais – Abril 2021

Vídeo

Mensagem no Dia da Árvore

21 de Março, Dia da Árvore. Recebemos uma mensagem em atenção às irmãs árvores, para que não se esgote nesta data a inspiração que delas podemos colher.

Ler mais.

Copas de árvores

As mulheres merecem mais do que um Dia

Dia Internacional da Mulher
E por isso deixamos aqui alguns apontamentos para suscitar uma reflexão séria sobre tanto que é motivo de escândalo e o muito que há a fazer e diz respeito a todos.

Ler mais.

Imagem: https://youtu.be/hs03BV8g49Q

Juntos à volta do mundo

Quaresma Laudato Si'
O Movimento Católico Global pelo Clima propõe a Quaresma Laudato Si’, um programa de conversão ecológica juntando cristãos das sete partidas do mundo.

Ler mais.

Sob a luz da Ressurreição

A Quaresma é um caminho a fazer «inteiramente sob a luz da Ressurreição, que anima os sentimentos, atitudes e opções de quem deseja seguir a Cristo», lembra o Papa na sua mensagem.
Ler mais.

Foto:SvenLachmann-Pixabay
Sob a luz da Ressurreição

Quaresma Laudato Si’

Vídeo

A Irmã Maria João

Irmã Maria João Vieira Neves
Partiu em fevereiro para o Pai a irmã Maria João Vieira Neves, da Casa de Betânia. A REDE presta-lhe homenagem e dá graças pelo dom da sua vida.

Ler mais.

4 fevereiro – Dia da Fraternidade Humana

Vídeo

Ao serviço da fraternidade

Vídeo

Leituras bem actuais

Leituras
Os artigos que apontamos datam do ano passado, mas não perderam a validade e ajudam a reflectir e a interpretar melhor esta realidade que hoje nos desafia.

Ler mais.


P. Peter Stilwell, na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Vídeo

«Unidade dos cristãos, unidos com toda a criação»

Testemunho de D. Jorge Pina Cabral, da Igreja Lusitana
Vídeo

«Ecumenismo e Ecologia»

Pastora Eva Michel, da Igreja Presbiteriana
Vídeo

Entrevista a João Luís Fontes

sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Vídeo

De Taizé para a Casa Comum

Louvai o nosso Deus (Taizé – Laudate Dominum)
Vídeo

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

www.ecumenismoporto.org
Decorre de 18 a 25 de Janeiro o oitavário ecuménico de oração pela unidade dos cristãos, este ano com o tema “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos”.

Ler mais.


www.ecumenismoporto.org
LogoCCC_peq
MailPoet