Cuidar da casa Comum

A Igreja ao serviço
da Ecologia Integral

Cuidar do mundo que nos rodeia e sustenta significa cuidar de nós mesmos. Mas precisamos de nos constituir como um «nós» que habita a casa comum. (Fratelli Tutti 17)

[subscriber:firstname | default:reader]
Trazemos-lhe para já o que entrou no site até ao fim do ano, dado que nos últimos meses quase não comunicámos. Destacamos, antes de mais, a evocação de Manuela Silva no 1.º aniversário (7 de Outubro) da sua morte. Novembro foi um mês muito preenchido, com a celebração, ainda que contida, dos três anos da Rede Cuidar da Casa Comum (RCCC). Vale a pena ver ou rever o vídeo com que a Ecclesia nos presenteou, uma reportagem sobre a REDE, os seus objectivos e alguns passos dados nesse sentido.
A par do vídeo, há um artigo, repleto de fotografias, que dá a conhecer algumas das iniciativas dos focos de Chelas-Marvila e de Alfragide. E recomendamos também a entrevista de Adelaide Theotónio ao programa Ecclesia; o artigo correspondente salientou logo no título o seu entusiasmo pela causa a que é tão devotada. E a Ecclesia conversou de novo com ela no Advento, para o programa da Antena 1, e disponibiliza o registo áudio.
A propósito do aniversário da RCCC (13 nov.) e em homenagem à fundadora, criámos uma animação especial no site. Pedimos a uma série de pessoas que conheceram Manuela Silva e que foram acompanhando a REDE para darem o seu testemunho em vídeo
e, ao longo das semanas seguintes, quem entrava no site tinha à sua espera, todos os dias, duas novas mensagens com um cunho fraterno e «as cores do poliedro».
Apresentamos mais artigos abaixo e, como sempre, recomendamos que visite com frequência a página do Facebook, onde a informação vai sendo constantemente actualizada.
Saudações fraternas
Rita Veiga

Advento 2020 – Tempo de Esperança

Advento -  Tempo de esperança
Estamos a começar um caminho de Advento em dias de perplexidade, para dizer o mínimo. O Movimento Católico Global pelo Clima propõe focarmo-nos na esperança.
Ler mais.


«Estende a tua mão ao pobre!»

Foi a recomendação do papa Francisco logo no título da sua mensagem para o Dia Mundial dos Pobres. Solidariedade, generosidade, precisam-se. Deixamos uma sugestão no fim.
Ler mais.

«Estende a tua mão ao pobre»

Estamos a fazer três anos!

Gansos em voo
A Rede Cuidar da Casa Comum constituiu-se há três anos, inspirada na Laudato Si’, para promover a ecologia integral, através de conversão interior e mudança de estilos de vida.
Ler mais.

Curso Laudato Si’ – Tudo está interligado

Este curso, online e gratuito, propõe às pessoas de boa vontade descobrirem o “bem viver”, cuidando da criação, em paz e fraternidade, e disso dando testemunho.
Ler mais.

Curso Laudato Si' - idfc

Manuela Silva e a rede Cuidar da Casa Comum

Para Tempo da Criação 2020
Devemos-lhe, sem dúvida, chamar-lhe “fundadora”, reconhecendo que foi a grande impulsionadora desta iniciativa, a que tanto se entregou nos dois últimos anos de vida.
Ler mais.

David Attenborough: Uma vida no nosso planeta

O naturalista britânico, que dedicou a vida a dar-nos a conhecer incontáveis maravilhas da Terra, tem agora, aos 94 anos, um novo documentário na Netflix.
Ler mais.

David Attenborough

Momentos especiais no Jubileu pela Terra

É a última semana do Tempo da Criação em que o Papa nos convidou a cinco atitudes. Propomos momentos especiais para nos revigorarem nestes tempos exigentes.
Ler mais.


Vista do alto
LogoCCC_peq
MailPoet