Cuidar da casa Comum

A Igreja ao serviço
da Ecologia Integral

Newsletter n.º 9 ‒ 17 setembro 2019

Uma ecologia integral exige que se dedique algum tempo para recuperar a harmonia serena com a criação, reflectir sobre o nosso estilo de vida e os nossos ideais, contemplar o Criador, que vive entre nós e naquilo que nos rodeia e cuja presença «não precisa de ser criada, mas descoberta, desvendada» (Ls 225).

TAMBÉM SOMOS TERRA, o encontro da rede Cuidar da Casa Comum


[subscriber:firstname | default:reader]

O nosso encontro TAMBÉM SOMOS TERRA, de 2019, vai centrar-se no tema: “Porque as coisas podem mudar! Caminhos para a ecologia integral”. Com início às 11h00 para terminar pelas 18h00, na Casa das Irmãs Doroteias, no Linhó, tem um programa que permitirá convívio e troca de ideias, e testemunhos e celebração, como não podia deixar de ser:
  • Conversaremos sobre ecologia integral e a Rede, de manhã;
  • depois do almoço, em que partilharemos comes e bebes, mas também práticas mais atentas às suas consequências,
  • vamos ouvir alguns focos de conversão ecológica contar como têm feito caminho, antes de generalizar o debate;
  • a seguir, há o que chamámos “Somos rede” e que, bem se vê, faz-se com a participação de tod@s,
  • a anteceder a celebração ecuménica que será o culminar de um dia em cheio.
É com agrado que vemos multiplicarem-se um pouco por toda a parte movimentos e iniciativas que visam enfrentar e tomar medidas para atenuar as alterações climáticas e precaver os seus efeitos mais contundentes. Mas pretendemos mais, inspirados pela carta encíclica Laudato si’. O desafio que nos lançou o papa Francisco e que, pelas más razões, está cada vez mais na ordem do dia, e com urgência crescente, é para uma ecologia integral. Enquadra os problemas ambientais numa perspectiva mais abrangente, com toda a atenção à pessoa humana integral, cuidando do indivíduo e da ordem social centrada na pessoa e, daí, avançando para o essencial da condição humana, a espiritualidade. Estas três dimensões devem estar sempre presentes, para que as nossas escolhas não resultem em remedeios de curto alcance.
Na encíclica, ao nomear a “ecologia integral”, Francisco associa-lhe: empenhamento na sociedade e a paz interior (10); língua da fraternidade e da beleza (11); pleno desenvolvimento humano (62); o valor do trabalho; instrumento de Deus (124); bem comum; ética social (156); solidariedade intergeracional (159); equilibrado estilo de vida; capacidade de admiração; profundidade da vida (225); simples gestos quotidianos (230). Fica-se sem dúvida de que não é de mais, não, o Tempo da Criação – cinco semanas para aprofundar a ecologia integral.

Seguem-se os destaques mais recentes do site. Desta vez, além de prevalecer o acervo do Tempo da Criação, mais o TAMBÉM SOMOS TERRA, há a novidade absoluta das Boas práticas, uma secção que se estreia, com o intuito de incentivar mudanças de comportamentos e mais ousadia e espírito empreendedor nos bem intencionados. Lembramos ainda palavras do papa Francisco e do patriarca Bartolomeu, destaques a que acrescem as constantes novidades no facebook.

Se puder, não deixe de vir juntar-se a nós no sábado, no Linhó, para nos animarmos conjuntamente a promover a conversão à ecologia integral ‒ porque TAMBÉM SOMOS TERRA!


Também somos Terra

Está a chegar a data do grande encontro da rede Cuidar da Casa Comum: 21 de Setembro de 2019, no Linhó, das 11h00 às 18h00 – Vai ser um dia em cheio!
Ler mais.
mãos conviteTambém somos Terra 2019 3x2

Aqui não entra traça nem ferrugem

As semanas que compõem o Tempo da Criação vão ter pequenos tesouros partilhados aqui pouco a pouco, por isso volte a abrir este Ler mais de vez em quando.
Ler mais.

joaninha

Um prodígio esta reflorestação

Florestação L.+S.Salgado reduz.
Sebastião Salgado, o fotógrafo, e a mulher, Lélia, inconformados com a aridez, plantaram a floresta patente nesta fotografia – Deus quer, o homem sonha, a obra nasce!
Ler mais.

Sustentabilidade em matéria de têxteis

Há toneladas de produtos têxteis que são, simplesmente, deitados no lixo quando podem ainda ter utilização. Mas a coisa está a mudar…
Ler mais.
círculo de moda

Slow Food

slow food - caracol
Filipa Ribeiro Ferreira apresenta o movimento Slow Food e realça o poder que tem o consumidor se reagir ao desinteresse, que está tão generalizado.
Ler mais.

Boas práticas

Foto CCC construir caminhos certos
Não basta enunciar que é preciso mudar o estilo de vida, ouçamos o poeta que nos lembra que “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
Ler mais.

Mensagem do dia 1 de Setembro

A mensagem do Papa sobre o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação estende este dia a todo o Tempo da Criação.
Ler mais.
Criação do Planeta 3x2 +

Bartolomeu denuncia absurdo da destruição ambiental

Ecossistemas do mundo são defesa das alterações climáticas, diz patriarca da Igreja Ortodoxa, mas estão cada vez mais fragilizados.
Ler mais.
floresta, protecção
LogoCCC_peq
MailPoet