Cuidar da casa Comum

A Igreja ao serviço
da Ecologia Integral

Caros irmãos e irmãs, “despertemos o sentido estético e contemplativo que Deus pôs em nós” (Querida Amazonia, 56). A profecia da contemplação é algo que aprendemos sobretudo com os povos nativos, que nos ensinam que não podemos cuidar da Terra se não a amamos e não a respeitamos. Eles têm a sabedoria do “bem viver”, […] do viver em harmonia com a terra. (Papa Francisco, audiência geral, 22 Abril 2020)



[subscriber:firstname | default:reader]
O Dia da Terra, 22 de Abril, ficou este ano marcado pela situação decorrente da pandemia de covid-19 e das medidas para a contenção do contágio. Se, em geral, podemos dizer que tudo isto nos fez parar, pois que seja um “parar para pensar”. Apesar das contingências, não deixou de ser uma data bem assinalada e enriquecida com múltiplas reflexões, que foram para além da questão mais imediata.
Na verdade, a experiência do forte abrandamento das actividades e os efeitos inesperados no ambiente, com imagens de grandes cidades que mais parecem um cenário moderno de A Bela Adormecida, devem suscitar um debate alargado sobre o que vai suceder-lhes. Por agora, aqui fica uma série de mensagens e pareceres que já vão deixando pistas para o capítulo seguinte: fala-se de voltar à normalidade (possível), mas qual “normalidade”?
Este será um tema forte na Semana Laudato Sí, que vai decorrer entre 16 e 24 de Maio. Estamos todos convidados pelo Papa!

Semana Laudato Si’ em Maio

desabrochar
O papa Francisco convida a que se celebre por todo o mundo a Semana Laudato Si’, de 16 a 24 de Maio, por ocasião do 5.º aniversário da publicação da carta encíclica.
Ler mais.

O sentido do Dia da Terra

Soaram, um pouco por todo o mundo, diferentes vozes e apelos à reflexão e a mudanças, para corrigir a relação destrutiva que os seres humanos têm tido com o Sistema-Terra.
Ler mais.

Terra e mar

Da Laudato Si’, no Dia da Terra

paisagem
Faz em breve cinco anos que fomos chamados a cuidar da casa comum. Porque não é desenvolvimento o que exclui outros, destrói a biodiversidade e ecossistemas e degrada o ambiente.
Ler mais.

Dia da Terra

Terra vista do espaço
22 de Abril é Dia da Terra. Já não é preciso chamar a atenção, mas interessa questionar e reclamar respostas efectivas para o que se passa com o Planeta. Chega de empatar.
Ler mais.

A Carta da Terra

paisagem com mouchão
A Carta da Terra é uma declaração de princípios para uma sociedade global no século XXI, justa, sustentável e vivendo em paz.
Ler mais.

Preces no Dia da Terra

Vela nas mãos
O foco ecológico do Campo Grande preparou, no Dia da Terra, as preces e uma meditação para a celebração da Eucaristia.
Ler mais.

Uma homilia que actualiza a reflexão

No Domingo da Misericórdia (19 abril), o papa Francisco, na sua homilia, incentivou a que se «prepare o amanhã de todos, sem descartar ninguém».
Ler mais.
Arco-íris
LogoCCC_peq
MailPoet