Cuidar da casa Comum

A Igreja ao serviço
da Ecologia Integral

Newsletter n.º 13 ‒ 17 dezembro 2019

A sobriedade, vivida livre e conscientemente, é libertadora. […] as pessoas que saboreiam mais e vivem melhor cada momento são aquelas que deixam de debicar aqui e ali, sempre à procura do que não têm, e experimentam o que significa dar apreço a cada pessoa e a cada coisa, aprendem a familiarizar-se com as coisas mais simples e sabem alegrar-se com elas. (Ls 223)

[subscriber:firstname | default:reader]
Já falta pouco para o Natal, o Menino vai chegar. Deus vem ao nosso encontro, faz-se um de nós. Não há palavras para descrever este acontecimento! E mais, hoje em dia, que tudo se qualifica com adjectivos bombásticos e estardalhaço, vemos um frágil recém-nascido, que é encontrado com os pais num abrigo modesto, e quase passa despercebido. O Natal, tão vistoso e efusivo para muita gente, convida-nos antes de mais a reflectir e perceber as suas implicações na nossa maneira de… habitar a casa comum e convivê-la.
Eis os últimos destaques. E não deixe de visitar a página do Facebook.

Votos de um feliz Natal, com alegria e sobriedade!
Bom ano de 2020, sempre a cuidar da casa comum!

Boa leitura!

livro
Sugerimos pequenos artigos que não roubam tempo, antes o preenchem e enriquecem.
Ler mais.

Na Europa, um pacto para um mundo melhor…

seca e flor
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, explicou há dias no jornal Público como planeia a concretização do Pacto Ecológico Europeu.
Ler mais.

Boas práticas em pequenos passos

A campanha Pequenos Passos, contrapondo-se ao espírito da black friday, sugere acções a favor da sustentabilidade: reduz, transforma, reutiliza, altera.
Ler mais.
costura em casa

Da Amazónia para a casa comum

papagaio Amazónia
Da reflexão sobre a Amazónia aos desafios que se põem à Igreja com vista a uma ecologia integral e ao cuidado da casa comum.
Ler mais.

O discernimento do hoje salva o futuro

O excerto que apresentamos de uma reflexão de Luciano Manicardi dá-nos uma perspectiva muito pertinente que associa discernimento do hoje e responsabilidade.
Ler mais.
onda enrolada

Dar, em vez de consumir

Depois da Black Friday e da Cyber Monday, chega a vez da solidariedade da Giving Tuesday. Acontece já no dia 3 de Dezembro. Em mais de 70 países. Mais, há que evoluir de consumidor para utilizador.
Ler mais.
dar alimento

A Europa tem de se empenhar no combate à pobreza

Cáritas europeia e Comece pedem medidas concretas e eficazes para combater a pobreza que afecta cerca de um quinto dos cidadãos europeus.
Ler mais.
homem pobre
LogoCCC_peq
MailPoet