Cuidar da casa Comum

A Igreja ao serviço
da Ecologia Integral

Newsletter n.º 7 — 4 agosto 2019

reader
Nem todos fazem férias em Agosto, mas ainda assim é aquele mês que mentalmente mais se associa a férias, que tanto podem ser agitadas como dar lugar a dias pacatos. Com a mudança de ritmo, emergem outros verbos que também fazem bem à saúde: passear, contemplar, divagar, sonhar acordado, deixar-se inspirar, deixar-se invadir de gozo através dos sentidos e da mente desanuviada, orar e louvar, dar graças pela Criação em que temos parte.
Para preencher os dias de ripanço ou para descontrair no meio da azáfama, consoante o caso, indicamos alguns artigos que giram em torno do cuidar da casa comum. Para uma abordagem mais reflexiva, sugerimos a carta em que o Papa enuncia as bases para um pacto para uma economia com alma, bem como o artigo de G. Oliveira Martins sobre o sonho de um novo humanismo
Nesta altura do ano, é quase inevitável o olhar retrospectivo, de balanço, que precede em geral um pensar que se alonga em planos ou gera a decisão de concretizar projectos inacabados ou que nem viram a luz do dia. Antes de passar à acção, detenhamo-nos a perceber três palavras-chaves propostas pelo Papa: doxologia, eucaristia, ascese – nem menos!
É também o momento para assumir com energia renovada o nosso papel de cuidadores da criação:
  • dos equilíbrios da natureza que anda tão maltratada;
  • dos irmãos e irmãs que, seja qual for a sua circunstância, têm o mesmo Pai – que pergunta “Onde está o teu irmão? Que fizeste?”;
  • da centelha de amor que o Criador distribuiu a cada um de nós, fazendo-nos à sua imagem e semelhança.
Na rede Cuidar da Casa Comum, estes são compromissos que procuramos ter presentes nas acções e nas escolhas que fazemos, sem deixar de fora nenhuma das vertentes da ecologia integral, que o papa Francisco apresentou com tanta clareza na carta encíclica Laudato si’.
Assim, entre os conteúdos mais recentes, encontra-se, por exemplo, um texto de Enzo Bianchi sobre a fraternidade, nova fronteira do cristianismo; um alerta para a sobrecarga da Terra, pois já esgotámos os recursos naturais deste ano; mas também a boa notícia de novos grupos que querem juntar-se à Rede e procurar fazer a diferença. E há mais, como verá a seguir, na série de novidades que compõem esta newsletter. Visite também Cuidar da Casa Comum – A Igreja ao serviço da ecologia integral no Facebook, que tem muito que contar.
O Tempo da Criação – 1 de setembro a 4 de outubro – é altura para carregar baterias e aquecer os motores, para reavivar o nosso compromisso e entrega ao cuidado da casa comum. Vamos repetir iniciativas bem sucedidas do ano passado, a par com algumas novidades, e teremos o grande encontro Também somos Terra no dia 21 de setembro – reserve já esta data!… De tudo isto daremos informação mais detalhada proximamente.

Leituras breves, num tom informal

Esteja agora em férias ou não, estes são artigos que parecem conversar com o leitor. Não custam a digerir e trazem bom proveito, claro.
Ler mais.
papa-francisco-Foto Mundo Português

Carta do Papa sobre “Economia de Francisco”

«Escrevo-vos a fim de vos convidar para uma iniciativa que desejei muito.»
Ler mais.

Assis, basílica

“Estaleiros de esperança”

estaleiro de esperança
Esta expressão do Papa, carregada de sentido, foi repetida por Guilherme d’Oliveira Martins, no 7Margens (23jul2019), num texto que recomendamos.
Ler mais.

Cabe-nos promover novos estilos de vida

no campo
Decorreu recentemente o II Fórum das Comunidades Laudato Si’, que têm clara afinidade com a nossa Rede, e Francisco enviou-lhes uma mensagem clara e incisiva.
Ler mais.

"A fraternidade é a nova fronteira do cristianismo"

Neste texto, publicado pela Pastoral da Cultura, Enzo Bianchi fala-nos da fraternidade que foi “inventada” pelo cristianismo.
Ler mais.
Ecclesia 3jun19

Já estamos a usar as reservas

A Humanidade esgotou os recursos naturais disponíveis para este ano no dia 29 de Julho, três dias mais cedo do que no ano passado.
Ler mais.
Já estamos a usar as reservas

A Rede vai crescendo

A Rede vai crescendo
A procura de contribuir para uma ecologia integral vai motivando novos grupos. Os próprios focos existentes, através do seu testemunho, têm um efeito multiplicador.
Ler mais.

Laudato Si’! Meditação pelo Cuidado da Criação

Meditação pela Criação 2019 – às sextas-feiras, pelas 19h15, na Praia do Rei, Caparica. O pôr do Sol foi cenário no fim de uma das sessões já realizadas.
Ler mais.
pegada 1

OPEP preocupada é bom sinal

OPEP preocupada é bom sinal
Greta Thunberg e outros activistas ficaram animados por ver a preocupação manifestada pelo secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
Ler mais.

«Não se trata apenas de migrantes»

Foi divulgada há dias a mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que acontece no dia 29 de Setembro.
Ler mais.
OPEP preocupada é bom sinal

«Acção determinada, aqui e agora», diz o Papa

«Perante uma emergência climática, devemos tomar medidas adequadas, para poder evitar cometer uma grave injustiça em relação aos pobres e às futuras gerações.»
Ler mais.
emergência
LogoCCC_peq
MailPoet