Cuidar da casa Comum

A Igreja ao serviço
da Ecologia Integral

Newsletter n.º 10 ‒ 4 outubro 2019

[…] Aos problemas sociais responde-se, não com a mera soma de bens individuais, mas com redes comunitárias […]. A conversão ecológica, que se requer para criar um dinamismo de mudança duradoura, é também uma conversão comunitária [Ls 219].

Como grão de mostarda


reader

Com a celebração do dia de S. Francisco de Assis, concluímos a quadra do Tempo da Criação. Foi um período nitidamente enriquecido na reflexão e oração pelo cuidado da casa comum, na acepção abrangente da ecologia integral. Mas deixa-nos a certeza de que existe uma imensidão de mudanças a fazer, desde o nosso olhar até aos hábitos inconscientes que vamos descobrindo que afinal merecem o qualificativo de “maus”. Pois é, se mantivermos a mente aberta, não paramos de aprender e esclarecer que a casa comum precisa de cuidados macro e micro e muitos estão mesmo ao nosso alcance e dependem, também, de todos e de cada um de nós.
Para a rede Cuidar da Casa Comum, o momento alto foi o encontro Também somos Terra, realizado no Linhó, com o tema Porque as coisas podem mudar! Caminhos para a conversão integral. Pelos compromissos assumidos pel@s participantes na actividade Somos Rede!, compreendia-se o empenho geral em concretizar passos, desde o simples cuidado em reduzir e separar os lixos, até às mudanças de atitude e à solidariedade, passando pela maior consciência em cuidar de toda a criação, com opções de sobriedade e menos consumo, e em mais vezes se aliarem a outros e juntos promoverem a ecologia integral. A celebração ecuménica que encerrou o encontro foi vivida com intensidade e no fim ouviu-se repetidamente: «Temos de fazer isto mais vezes!»

O papa Francisco assinalou o final do Tempo da Criação 2019 plantando uma árvore no Vaticano. Foi uma azinheira, trazida de Assis.

No meio de inúmeros temas e eventos que convocam a nossa atenção, tanto nas últimas semanas como nas que se avizinham, recomendamos atenção especial ao Sínodo sobre a Amazónia, de 6 a 27 de Outubro. O Instrumentum laboris encontra-se aqui. O Instituto Humanitas Unisinos, na sua newsletter diária tem vindo a publicar, dia após dia (hoje o 39.º; e termina amanhã) um caminho proposto pela Repam, 40 dias pelo rio.

Não é de mais recomendar que vá visitando a página do Facebook, onde se encontram novidades constantes e, assim, pode manter-se a par de muito mais do que se está a fazer pela casa comum.

Antes de passar aos destaques mais recentes, deixamos a bênção de S. Francisco a frei Leão, seu companheiro:
O Senhor te abençoe e te proteja!
Mostre-te a sua face e se compadeça de ti!
Volte para ti o seu rosto e te dê a paz!
(Nm 6, 24-26)

Uma árvore e muito simbolismo

O papa Francisco plantou no Vaticano uma uma azinheira trazida de Assis, assinalando o final do Tempo da Criação 2019, dia 4 de Outubro.
Ler mais.
Azinheira de Mértola - Árvore do ano 2019

Tempo para pensar e fazer pela criação

fazer pela criação
No seu mais recente Escrito do mês, de 1 de Outubro, Manuela Silva debruça-se sobre a mensagem da Laudato si’ e extrai sucintamente um “donde, para onde e como”.
Ler mais.

Do Youtube

greve climática, Lisboa, mar.2019
A propósito das manifestações dos jovens e dos discursos da Greta Thunberg, propomos também outros vídeos do Youtube que contagiam vontade de fazer alguma coisa: Greve Mundial pelo Clima; Protestos pelo clima reúnem milhões de jovens...; Nós pedimos, tu filmaste...; Sing for the climate; “Nós faremos eles nos ouvirem”; Resíduos no mar.
Ler mais.

Festa de S. Francisco de Assis – um guião

Laudato si'!
Vai realizar-se em Fátima, no dia 4 de Outubro, uma festa de S. Francisco de Assis, segundo um guião que disponibilizamos aqui.
Ler mais.

A arca do tesouro

Não tem grande aspecto, apenas de coisa antiga e muito manuseada. Mas o que importa é o conteúdo! Neste Tempo da Criação fomos depositando nela pequenos tesouros…
Ler mais.
a arca do tesouro

A crise climática explicada em 10 gráficos

Foto CCC construir caminhos certos
Do aumento continuado de dióxido na atmosfera a possíveis soluções, uma visão abrangente…
Ler mais.

O encontro Também somos Terra

Foi de facto um dia em cheio o encontro Também somos Terra, que se realizou no dia 21 de Setembro de 2019, no Linhó.
Ler mais.
Criação do Planeta 3x2 +
LogoCCC_peq
MailPoet