A ideia de um dia dedicado aos oceanos surgiu em 1992, na Cimeira da Terra no Rio de Janeiro e 8 de Junho é o Dia Mundial dos Oceanos desde 2008. Um dia dedicado aos mares tem cada vez mais sentido, infelizmente por más razões. Este ano, 2018, a ONU assinalou a data com a eliminação do uso de plástico descartável em mais de 30 agências. Anúncio foi feito pelo secretário-geral, António Guterres, em mensagem sobre o tema (disponível em inglês e francês).

De salientar, porém, que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP na sigla inglesa) lembra que os plásticos biodegradáveis não são solução, pois não se reduz o volume de plástico que vai parar nos oceanos nem os riscos químicos que eles transportam para o meio ambiente marinho. A biodegradação completa dos plásticos ocorre em condições que raramente são encontradas no ambiente marinho, algumas substâncias utilizadas em produtos plásticos só se desintegram após exposição prolongada a temperaturas acima de 50° Celsius.

Encontra mais alguns dados interessantes em http://noctula.pt/dia-mundial-dos-oceanos/. Por exemplo, talvez não se tenha apercebido de que 97% de Portugal é mar!…